domingo, 25 de novembro de 2012

Prefácio por Edivaldo Del Grande - OCESP/SESCOOP-SP



   Estou certo de que os 30 anos da Uniodonto Piracicaba ficarão marcados na história com letras maiúsculas e sublinhadas. Primeiro, por conta da iniciativa de publicar uma obra como esta, que registra a ideia e os ensaios para se formar a cooperativa, as dificuldades enfrentadas, as dúvidas, os personagens que deram alma ao empreendimento, as soluções encontradas e, enfim, os sucessos e desdobramentos alcançados. Considero o livro uma ação de relevância social, uma vez que perpetua a história da cooperativa de dentistas e motiva a construção de outras histórias parecidas.
 
   Mas a Uniodonto Piracicaba tem mais que um livro a comemorar. O destino cuidou que o marco de seus 30 anos pontuasse 2012, proclamado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas. Fiquei entusiasmado de acompanhar a movimentação do pessoal da cooperativa, hoje bem conduzida pelo líder Cláudio Zambello, a buscar formas de saudar o Ano das Cooperativas. A Uniodonto mobilizou o cooperativismo de Piracicaba e região.
Tenho dito que precisamos mostrar mais e melhor à sociedade o que é uma cooperativa e o que representa o cooperativismo, principalmente em ganhos sociais. Com a articulação da Uniodonto Piracicaba, tivemos a oportunidade de participar de importante solenidade de apoio ao cooperativismo, promovida pela Câmara de Vereadores. Além de comemorar e divulgar o Ano das Cooperativas, o evento foi engrandecido com o anúncio da inclusão do Dia Internacional do Cooperativismo no calendário oficial de Piracicaba, por proposição da vereadora Márcia Pacheco.
 
   Sei que outros encontros e comemorações virão. Mas já valeu o ano. Os municípios, seus governos e comunidades têm de entender, adotar e celebrar o cooperativismo, modelo econômico que gera desenvolvimento com maior justiça social.
 
   Quando aqueles 30 dentistas resolveram fundar, em 16 de junho de 1982, a Uniodonto Piracicaba, tenho certeza que não imaginavam o alcance daquela decisão. Sabiam que estavam começando uma boa história, de melhores serviços odontológicos à população, mas não que os 30 virariam 300 dentistas cooperados instalados em 15 municípios da região, a beneficiar mais de 60 mil pessoas. E menos ainda que aquela união seria um exemplo de empreendimento no universo cooperativista, reconhecido e respeitado pela população e pelos poderes públicos. Peço aqui licença para citar também o exemplo da Uniodonto Piracicaba nos vários eventos em que tenho a oportunidade de falar de cooperativismo.
 
   Quero aproveitar ainda este prefácio para ressaltar o trabalho social da nossa Uniodonto. Não bastassem os serviços de qualidade a preços justos, a Uniodonto Piracicaba faz questão de pôr em prática o sétimo princípio do cooperativismo, a preocupação com a comunidade. Tem realizado inúmeras e bem-sucedidas campanhas de prevenção para a saúde bucal das pessoas. E na área cultural, em parceria com o Sescoop/SP e outras cooperativas, há anos promove espetáculos teatrais e contribui para ampliar o acesso à cultura nas comunidades do interior do Estado. 
 
   Voltando, enfim, a atenção a este livro, gostaria que a história da Uniodonto Piracicaba fosse lida e repassada. Assim, estimulados pela leitura, poderemos contribuir cada vez mais para a construção de um mundo melhor.
 
   Parabéns, Uniodonto Piracicaba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário