domingo, 25 de novembro de 2012

História escrita. Legado à posteridade



   A elaboração de um livro que contasse partes histórias sobre os 30 anos da Uniodonto Piracicaba começou a ser feita em maio de 2010, quando a cooperativa de cirurgiões-dentistas dava sequência à construção de sua sede propria, situada em área com mais de 1 mil metros quadrados no Cento de Piracicaba. Nesta época, dava-se um novo passo à história da cooperativa que teve um início humilde.

  A Uniodonto surgiu da idéia de 30 cirurgiões-dentistas que buscavam criar uma cooperativa odontológica na cidade, numa época em que o cirurgião-dentista buscava evitar o aviltamento da profissão e a união com os colegas. 

   A primeira sede da cooperativa foi a garagem da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas / Regional Piracicaba (APCD) situada na avenida Carlos Botelho n°. 306. De lá para cá, seu corpo de dentistas cooperados elevou-se dos iniciais 30 profissionais da odontologia para cerca dos atuais 300 dentistas. A cooperativa atua hoje em 15 municípios da região. 

   Enfrentou mudanças políticias, sociais e econômicas ao longo destas três décadas de vida. Teve autorização para funcionar dada pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA) e hoje está subordinada à Agência Nacional de Saúde (ANS), órgão regulamentador do setor criado em 2000 pelo Ministério da Saúde.

   A intenção do livro foi colher informações que se encontram em registros históricos e experiências pessoais, como publicações em jornais diários e revistas. Além disso, personalidades que participaram desta história também foram ouvidos, como vê-se na foto superior em que aparecem o primeiro presidente da Uniodonto, Reinaldo José Salvego, e o presidente atual, Cláudio Zambello, durante entrevista ao jornalista Edson Rontani Júnior.

   A história foi escrita pelos mais de 400 cooperados que passaram pela Uniodonto Piracicaba. Ela agora foi transcrita para o papel e para o virtual, sendo um legado às gerações posteriores que se interessarem pela odontologia, pelo cooperativismo e pelo Sistema Uniodonto.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário