quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Tribuna Piracicabana destaca lançamento de livro



Livro celebra 30 anos da entidade


   Para contar um pouco mais sobre a história do cooperativismo de Piracicaba, a Uniodonto Piracicaba realiza hoje, às 20 horas, na Biblioteca Municipal "Ricardo Ferraz de Arruda Pinto" o lançamento do livro em comemoração aos 30 anos de existência da cooperativa de dentistas na cidade, celebrados em junho deste ano. "É um momento importante já que a entidade fez e faz parte da história de Piracicaba durante todo este tempo", disse Edson Rontani Jr., autor do livro "30 anos - Uniodonto Piracicaba".

   O livro - que terá distribuição gratuita - conta a história da cooperativa de dentistas, desde sua fundação, registrando momentos importantes da entidade e da cidade, como o cooperativismo nas últimas décadas, a profissão dentista, mudanças políticas e sociais na cidade além de ações sociais em benefício da população. "Piracicaba foi a 16ª unidade no Brasil e até hoje figura, entre as mais de 140 filiais, como uma das mais importantes.

  Na área social, desde 1997, a Uniodonto já realizou mais de 30 mil exames bucais gratuitos à população, somente na última atividade, em parceria com o Projeto Ilumina, foram 200 exames e 28 suspeitas de lesão bucal, ou seja, com isso a cooperativa auxilia a salvar vidas", completou Rontani Jr.

   De acordo com o autor do livro, o tocante na história da entidade é que, durante estes 30 anos, a Uniodonto foi um dos pilares para unir os profissionais dentistas dentro de suas organizações, sindicatos e associações. "A classe sempre foi muito unida e a cooperativa trabalhou para isso e o livro conta esta história", afirmou.

   Ainda, segundo Rontani Jr., esta é o terceiro livro que fala sobre a profissão de dentista em Piracicaba. "Que eu tenho conhecimento, existem apenas dois livros que contam a história dos dentistas na cidade. Além disso, apesar destas literaturas, ainda não há um registro oficial sobre o inicio da atuação deste profissional em Piracicaba", finalizou.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cerimônia do Lançamento do Livro

Evento realizado na noite de 27 de novembro de 2012, na Biblioteca Municipal de Piracicaba Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Confira o vídeo !




Watch live streaming video from biblioteca_piracicaba at livestream.com

domingo, 25 de novembro de 2012

História escrita. Legado à posteridade



   A elaboração de um livro que contasse partes histórias sobre os 30 anos da Uniodonto Piracicaba começou a ser feita em maio de 2010, quando a cooperativa de cirurgiões-dentistas dava sequência à construção de sua sede propria, situada em área com mais de 1 mil metros quadrados no Cento de Piracicaba. Nesta época, dava-se um novo passo à história da cooperativa que teve um início humilde.

  A Uniodonto surgiu da idéia de 30 cirurgiões-dentistas que buscavam criar uma cooperativa odontológica na cidade, numa época em que o cirurgião-dentista buscava evitar o aviltamento da profissão e a união com os colegas. 

   A primeira sede da cooperativa foi a garagem da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas / Regional Piracicaba (APCD) situada na avenida Carlos Botelho n°. 306. De lá para cá, seu corpo de dentistas cooperados elevou-se dos iniciais 30 profissionais da odontologia para cerca dos atuais 300 dentistas. A cooperativa atua hoje em 15 municípios da região. 

   Enfrentou mudanças políticias, sociais e econômicas ao longo destas três décadas de vida. Teve autorização para funcionar dada pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA) e hoje está subordinada à Agência Nacional de Saúde (ANS), órgão regulamentador do setor criado em 2000 pelo Ministério da Saúde.

   A intenção do livro foi colher informações que se encontram em registros históricos e experiências pessoais, como publicações em jornais diários e revistas. Além disso, personalidades que participaram desta história também foram ouvidos, como vê-se na foto superior em que aparecem o primeiro presidente da Uniodonto, Reinaldo José Salvego, e o presidente atual, Cláudio Zambello, durante entrevista ao jornalista Edson Rontani Júnior.

   A história foi escrita pelos mais de 400 cooperados que passaram pela Uniodonto Piracicaba. Ela agora foi transcrita para o papel e para o virtual, sendo um legado às gerações posteriores que se interessarem pela odontologia, pelo cooperativismo e pelo Sistema Uniodonto.    


Composição do livro


   O livro "30 anos - Uniodonto Piracicaba" possui 136 páginas. Foi impresso em preto e branco por tratar-se de um livro de memórias ... recordações ... fatos do passado. Especialistas falam que sonhamos em preto e branco, assim, a monocromia foi escolhida para dar um "ar nostálgico à obra".

   Ele foi impresso em papel soft creme 75 gramas/m². Sua impressão e editoração foi realizada pela Equilíbrio Editora, que edita os principais livros históricos de Piracicaba.

   A capa e a diagramação ficaram a cargo do designer Marcel Yamauti utilizando recursos em 3D para sua capa. 

   O livro está registrado ante à Biblioteca Nacional com o ISBN 978-85-61237-50-9  

Fotos históricas da Uniodonto

   Uma obra literária impressa possui um limite de páginas. Assim, publicamos nesta postagem algums fotos que não figuraram no livro "30 Anos - Uniodonto Piracicaba" para que sejam conhecidos fatos que fizeram as três décadas de vida deste cooperativa. Clique na imagem abaixo.


Capítulos do livro

   O livro "30 Anos - Uniodonto Piracicaba" está dividido em capítulos, cujos títulos seguem :

Capítulo 1 – O princípio – De 1981 a 1990    A semente plantada em 1981
    O nascimento do Sistema Uniodonto
    A cultura do plano odontológico
    Desafios após os primeiros cinco anos

Capítulo 2 – Segunda década – De 1991 a 2000
    Preocupação com a sociedade
    Dez anos no mercado
    Uma cooperativa em expansão
    Sede estadual em Piracicaba
    Quinze anos de atividades
    Ações sociais reforçam nome no mercado
    Entrada no mundo digital
    Câncer de boca

Capítulo 3 – Terceira década – de 2001 a 2012
    Chegando aos 20 anos
    ISO : Controle interno dos procedimentos
    Jubileu de prata

Capítulo 4 – Sonho realizado na terceira década de vida
 

Capítulo anexo - Conselhos de Administração da Uniodonto Piracicaba

Capítulo anexo - Corpo de cooperados da Uniodonto Piracicaba em 2012

Álbum de fotografias

Capítulo I - A semente plantada e 1981

A semente plantada em 1981

   Dizer que uma árvore deixa de ser uma semente apenas quando dela desponta uma flor ou um fruto, não é verdade. Com o tempo, a árvore cria suas raízes, encorpa seu tronco e passa a dar noção de como será sua copa. Assim, a história da Uniodonto de Piracicaba poderia ser contada a partir de uma data oficial. Esta data foi 16 de junho de 1982, quando se realizou a Assembléia Geral que a instituiu.
 
   Engana-se quem pensa que, apenas a partir desta data, a cooperativa de cirurgiões-dentistas passou a atuar e seus cooperados começaram a trabalhar. É como dizer que tudo começou quando se viu o fruto brotado, esquecendo-se que ela foi um dia uma semente. Esquece-se que no dia a dia esta semente precisou ser regada para que germinasse.
O 16 de junho de 1982 é, na verdade, a data legal em que ela passou a existir diante dos órgãos regulamentadores da época.
 
    Porém, muito antes, a sementinha que geraria a Uniodonto Piracicaba havia sido colocada em solo fértil. Isso ocorreu em 1981, quando era planejada a intenção de criar em Piracicaba uma cooperativa de cirurgiões-dentistas.
 
   Um dos primeiros registros documentais é datado de 6 de setembro de 1981, quando “O Diário de Piracicaba”, em sua coluna social “Gente’s”, editada pelo também cirurgião-dentista Mário Monteiro Terra, publica uma pequena nota :
 
   “Coordenado por Reinaldo José Ferraz Salvego, presidente da Comissão de Defesa da APCD – Regional de Piracicaba e membro da diretoria dos Ex-Alunos da FOP, desenvolve-se em nossa cidade movimento para fundação de uma cooperativa de serviços para cirurgiões-dentistas”.
 
    Reinaldo Salvego queria criar uma cooperativa. Mas não sabia ao certo que rumo tomar. A ideia inicial sugeria que ela devesse ser batizada com o nome Cooperativa Unidente.
Partiu ele para uma coleta de informações a fim de entender melhor o cooperativismo. Certa vez, Salvego fez uma visita à Cooperativa Agro-Pecuária – Regional de Piracicaba, que funcionava desde outubro de 1962. Fora fundada por Bento Alves de Moraes e chegou a possuir 2.250 cooperados. Sua sede funcionou até meados dos anos 1990 em prédio à rua Santa Cruz entre as ruas Dom Pedro I e Dom Pedro II. Salvego foi conhecer os detalhes de como funcionava uma cooperativa e lá ficou sabendo que, em Campinas, já existia uma cooperativa odontológica, a Uniodonto.
 
   Passou a manter contatos com a diretoria da cooperativa campineira e se reunir com colegas cirurgiões-dentistas de Piracicaba para que conhecessem um pouco mais sobre sua intenção.
 
   A ideia era oferecer tratamento odontológico num período em que muitos não tinham acesso à odontologia sequer pelo serviço público. Poucos podiam pagar as consultas particulares que tinham valores elevados para a época.

Edson Rontani Júnior - o autor do livro




   Edson Rontani Júnior é jornalista. Iniciou carreira muito tempo antes das cadeiras de graduação. Aos 12 anos era editor do caderno infantil do “Jornal do Povo Piracicabano”, isso em 1979. 

   Foi sonoplasta da Rádio Difusora de Piracicaba F.M. e redator da Central de Jornalismo da Rádio Difusora de Piracicaba A.M. Graduou-se em comunicação social com habilitação em jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), turma 1987/1990. Coordenou o departamento de jornalismo da Rádio Alvorada de Piracicaba A.M. 

   É especialista com título de pós-graduação em jornalismo contemporâneo pela UNIMEP (2009/2010). Recebeu o Prêmio Losso Netto de Jornalismo, da Unimep e do Jornal de Piracicaba, categoria rádio em 1991. Recebeu o Prêmio Garcia Netto de Comunicação categoria documentário jornalístico em 2009. É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e membro titular do Conselho Acadêmico do Clube dos Escritores Piracicaba, tornando-se imortal nesta entidade ocupando a cadeira de número 50, cujo patrono é seu pai, Edson Rontani. 

   É o presidente da Comissão Organizadora do 39º. Salão Internacional de Humor de Piracicaba – Edição 2012. Assessor de comunicação da Uniodonto Piracicaba desde 1994, além de outras entidades de classe como a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas-Piracicaba.

Prefácio por Edivaldo Del Grande - OCESP/SESCOOP-SP



   Estou certo de que os 30 anos da Uniodonto Piracicaba ficarão marcados na história com letras maiúsculas e sublinhadas. Primeiro, por conta da iniciativa de publicar uma obra como esta, que registra a ideia e os ensaios para se formar a cooperativa, as dificuldades enfrentadas, as dúvidas, os personagens que deram alma ao empreendimento, as soluções encontradas e, enfim, os sucessos e desdobramentos alcançados. Considero o livro uma ação de relevância social, uma vez que perpetua a história da cooperativa de dentistas e motiva a construção de outras histórias parecidas.
 
   Mas a Uniodonto Piracicaba tem mais que um livro a comemorar. O destino cuidou que o marco de seus 30 anos pontuasse 2012, proclamado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas. Fiquei entusiasmado de acompanhar a movimentação do pessoal da cooperativa, hoje bem conduzida pelo líder Cláudio Zambello, a buscar formas de saudar o Ano das Cooperativas. A Uniodonto mobilizou o cooperativismo de Piracicaba e região.
Tenho dito que precisamos mostrar mais e melhor à sociedade o que é uma cooperativa e o que representa o cooperativismo, principalmente em ganhos sociais. Com a articulação da Uniodonto Piracicaba, tivemos a oportunidade de participar de importante solenidade de apoio ao cooperativismo, promovida pela Câmara de Vereadores. Além de comemorar e divulgar o Ano das Cooperativas, o evento foi engrandecido com o anúncio da inclusão do Dia Internacional do Cooperativismo no calendário oficial de Piracicaba, por proposição da vereadora Márcia Pacheco.
 
   Sei que outros encontros e comemorações virão. Mas já valeu o ano. Os municípios, seus governos e comunidades têm de entender, adotar e celebrar o cooperativismo, modelo econômico que gera desenvolvimento com maior justiça social.
 
   Quando aqueles 30 dentistas resolveram fundar, em 16 de junho de 1982, a Uniodonto Piracicaba, tenho certeza que não imaginavam o alcance daquela decisão. Sabiam que estavam começando uma boa história, de melhores serviços odontológicos à população, mas não que os 30 virariam 300 dentistas cooperados instalados em 15 municípios da região, a beneficiar mais de 60 mil pessoas. E menos ainda que aquela união seria um exemplo de empreendimento no universo cooperativista, reconhecido e respeitado pela população e pelos poderes públicos. Peço aqui licença para citar também o exemplo da Uniodonto Piracicaba nos vários eventos em que tenho a oportunidade de falar de cooperativismo.
 
   Quero aproveitar ainda este prefácio para ressaltar o trabalho social da nossa Uniodonto. Não bastassem os serviços de qualidade a preços justos, a Uniodonto Piracicaba faz questão de pôr em prática o sétimo princípio do cooperativismo, a preocupação com a comunidade. Tem realizado inúmeras e bem-sucedidas campanhas de prevenção para a saúde bucal das pessoas. E na área cultural, em parceria com o Sescoop/SP e outras cooperativas, há anos promove espetáculos teatrais e contribui para ampliar o acesso à cultura nas comunidades do interior do Estado. 
 
   Voltando, enfim, a atenção a este livro, gostaria que a história da Uniodonto Piracicaba fosse lida e repassada. Assim, estimulados pela leitura, poderemos contribuir cada vez mais para a construção de um mundo melhor.
 
   Parabéns, Uniodonto Piracicaba!

Prefácio por José Alves - Uniodonto Brasil



   Espelhar-se na Uniodonto Piracicaba, como exemplo a ser seguido, é motivo de orgulho para todos nós, cooperativistas. A singular foi a 16ª a ser criada dentro do Sistema Nacional Uniodonto que integra aproximadamente 130 cooperativas. Isso ocorreu dez anos após a fundação da primeira singular, na cidade de Santos, através da iniciativa do saudoso Dalton Nunes da Silva.
   De início humilde – sua primeira sede foi a garagem da Associação dos Dentistas –, a Uniodonto Piracicaba passou, durante os 30 últimos anos, por momentos de incertezas que o cenário nacional apresentaram, tanto na área política quanto econômica. Enfim, quem viveu estas três últimas décadas acompanhou as mudanças na sociedade, e saberá dizer quantos “pacotes econômicos” foram lançados na intenção de dar um rumo seguro à economia nacional. Seus dirigentes souberam bem conduzir esta “caravela” que enfrentou mares turbulentos com o conhecimento de que depois da tempestade, a calmaria reina.
   A importância da Uniodonto Piracicaba não se restringe apenas ao Sistema Uniodonto, e sim ao cooperativismo, muito além do segmento da saúde. Organismo importante de congregação da classe odontológica na região de Piracicaba, possui inegável influência na sociedade local.
   Esta obra é uma importante contribuição para a história, seja do cooperativismo, da Uniodonto e da classe dos cirurgiões-dentistas. Que os futuros cooperativistas se espelhem nesta publicação para que tenhamos mais 30 anos, no mínimo, de colheita farta na Uniodonto.

Prefácio por Sérgio Brito - Uniodonto Paulista



   É difícil imaginar o que seria o Sistema Uniodonto paulista sem a singular de Piracicaba, que completa três décadas de existência em 2012. Embora não seja a mais antiga, a Uniodonto de Piracicaba sempre foi referência para as demais cooperativas odontológicas.
 
   Além de primar por uma gestão exemplar desde o seu início, a valorização e o respeito ao cooperado sempre foram ponto de honra para a singular. Esses dois fatores – boa administração e compromisso com a força de trabalho – resultam, logicamente, em um atendimento de excelência às empresas e aos usuários.
 
   Ao longo dos últimos 30 anos, a Uniodonto de Piracicaba criou um novo patamar na área de serviços odontológicos que passou a ser modelo de qualidade e eficiência – um exemplo a ser seguido. Esse padrão não se limita à sua cidade sede, mas se estende por 15 municípios da região, o que exige um empenho maior, em face da distância geográfica entre eles.
 
   O perfeito exercício dos princípios cooperativistas também tem servido de exemplo às cooperativas de outros segmentos. A interação com a comunidade, por meio de atividades de inclusão e responsabilidade social, prevenção e orientação, consolida a sua missão e valoriza sua imagem, bem como a de todo o cooperativismo, em geral, e do Sistema Uniodonto, em particular.
 
   As palestras, atividades e materiais institucionais criados pelos comitês internos, formados por cirurgiões-dentistas que atuam em diversas áreas da odontologia, demonstram a preocupação da Uniodonto de Piracicaba com a saúde e o bem-estar da sociedade que a abriga.
 
   É difícil se imaginar o Sistema Uniodonto paulista sem a singular de Piracicaba. Por outro lado, é muito fácil entender porque esta tem recebido tantas qualificações, nos mais diversos níveis: ISO 9001, selo da Fundação Abrinq, Prêmio Varejista de Sustentabilidade, empresa Top of Mind, selo Sustentabilidade Economia e selo Sustentabilidade Social, estes dois últimos outorgados pela Uniodonto Brasil. Esse reconhecimento é fruto de trabalho sério e comprometido com o cooperado, clientes, empresas e funcionários.
 
  Parabéns à Uniodonto de Piracicaba e a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuem para esse sucesso.

Apresentação do livro por Cláudio Zambello - Uniodonto Piracicaba



   É uma alegria estar vivendo este momento. Cronologicamente, 2012. Ano Internacional das Cooperativas e os 30 anos da Uniodonto Piracicaba. É também uma sensação imensurável estar no cargo de presidente desta singular que integra o Sistema Nacional Uniodonto.
 
   Através deste livro, nota-se fazer parte da genética de todos nós, cooperados que compomos a Uniodonto Piracicaba, a ação de sermos muito criativos, empreendedores e unidos.
 
   Tivemos a ousadia de ser a primeira cooperativa do Sistema a inovar em atividades, realizar empreendimentos, na aquisição de ativos e outras atitudes que nos colocam num elevado patamar de reconhecimento. Dentre elas, conforme relatado nas páginas internas, fomos a primeira a ter computador em meados dos anos 1980 (algo de elevado custo para qualquer empresa, naquele período). Fomos a primeira singular a ter uma Unidade Móvel Odontológica, levando o dentista à população e promovendo a saúde bucal nas empresas. Fomos também a primeira a elaborar a estrutura de clínicas odontológicas centralizadas, entre tantas outras ações.
    
   Estamos sendo também uma das pioneiras em escrever este livro no qual, página a página, relatamos boa parte daquilo que constituiu a nossa vida nos últimos 30 anos. Esperamos inclusive que este livro seja o primeiro de muitos, que seja apenas um capítulo na vida da Uniodonto, não apenas da singular Piracicaba, mas de todas as demais singulares existentes por esse país afora. E claro, com experiências como estas aqui relatadas, consigamos aperfeiçoar nosso conhecimento e aplicá-lo na realidade do dia a dia. Que esta obra possa ser considerada um embrião de muitas outras histórias das Uniodontos. Que fatos e pessoas que, porventura, tenhamos esquecidos de citar aqui, nos perdoem e nos auxiliem para que possamos numa segunda etapa colocar todos no merecido grau do reconhecimento.
 
    Agradeço a todos que contribuíram para construir essa história de sucesso. A todos que cedinho levantaram, dias a pós dia, labutaram no cotidiano e cumpriram a jornada não apenas de executar o seu trabalho, mas de colocar um ingrediente de sucesso em qualquer receita : o amor por aquilo que se faz. Agradeço ao autor, Edson Rontani Júnior, escritor, jornalista e amigo pela dedicação e esforço.